estrutura (15)

WhatsApp Image 2018-01-31 at 23.06.04A Casa das Artes do Tibagi nasceu de um sonho. O pequeno centro cultural é uma iniciativa privada, que funciona como uma escola em que não há turmas, nem salas de aula. Há a liberdade para aprender e ensinar conforme a ânsia que se tem. São quase duas dezenas de oficinas, ateliês e cursos livres onde o foco é a descoberta dos instintos artísticos, em que é possível, através do respeito e das condições de cada um, desenvolver-se não só nas áreas das artes, mas na vida como um todo.

Instalada na área central da melhor cidadezinha do Brasil, a Casa das Artes do Tibagi tem quatro funções sociais: a de uma escola, de um centro de entretenimento e lazer, de um espaço de convívio e de um instrumento de transformação social.

A inspiração vem de vários estabelecimentos, como a Casa Rosa (RJ), o Centro Cultural Solar do Rosário (PR), o Teatro Edson D’ávila (PR), as Oficinas Três Rios (SP).WhatsApp Image 2018-01-28 at 00.17.31 (2)

Fundada por quatro artistas com formação na área, e que atuam há anos no mercado da cultura, com experiência em gestão cultural, a casa tem como lema “a transformação social através da arte”, e seu objetivo é proporcionar um espaço saudável onde todos os tipos de pessoas são respeitadas igualmente, tendo liberdade para criação.

estrutura (21)Sua estrutura é composta por amplos espaços, como o Teatro Américo Nunes Penteado, um espaço para apresentações de teatro, contando com 50 lugares.

estrutura (6)A sala de música conta com acervo de instrumentos musicais.

estrutura (9)O camarim possui cerca de 2.000 peças entre figurinos, perucas, acessórios cênicos, além de uma reserva técnica com uma grande coleção de cenários. É resultado de anos de trabalho, contando com peças adquiridas pelos professores, doadas pela comunidade e arrecadadas por alunos.

 estrutura (12)A Casa conta ainda com uma sala de aulas teóricas com recurso multimídia e uma pequena biblioteca de livros técnicos de artes. Lá acontecem aulas teóricas dos cursos livres, além dos cursos de capacitação profissional.

estrutura (12)Ainda é possível desfrutar da deliciosa Cozinha Mágica da Casa, a cantina onde são servidas diversas guloseimas, cafés, sucos, sanduíches e bolos. É o ponto de confraternização da galera. E antes dos espetáculos sempre tem algum prato diferente!

estrutura (15)  Conheça a Casa das Artes do Tibagi, a casa mais querida da cidade.