
A Casa das Artes do Tibagi nasceu de um sonho. O pequeno centro cultural é uma iniciativa privada, que funciona como uma escola em que não há turmas, nem salas de aula. Há a liberdade para aprender e ensinar conforme a ânsia que se tem. São quase duas dezenas de oficinas, ateliês e cursos livres onde o foco é a descoberta dos instintos artísticos, em que é possível, através do respeito e das condições de cada um, desenvolver-se não só nas áreas das artes, mas na vida como um todo.
Instalada na área central da melhor cidadezinha do Brasil, a Casa das Artes do Tibagi tem quatro funções sociais: a de uma escola, de um centro de entretenimento e lazer, de um espaço de convívio e de um instrumento de transformação social.
A inspiração vem de vários estabelecimentos, como a Casa Rosa (RJ), o Centro Cultural Solar do Rosário (PR), o Teatro Edson D’ávila (PR), as Oficinas Três Rios (SP).
Fundada por quatro artistas com formação na área, e que atuam há anos no mercado da cultura, com experiência em gestão cultural, a casa tem como lema “a transformação social através da arte”, e seu objetivo é proporcionar um espaço saudável onde todos os tipos de pessoas são respeitadas igualmente, tendo liberdade para criação.
Sua estrutura é composta por amplos espaços, como o Teatro Américo Nunes Penteado, um espaço para apresentações de teatro, contando com 50 lugares.
A sala de música conta com acervo de instrumentos musicais.
O camarim possui cerca de 2.000 peças entre figurinos, perucas, acessórios cênicos, além de uma reserva técnica com uma grande coleção de cenários. É resultado de anos de trabalho, contando com peças adquiridas pelos professores, doadas pela comunidade e arrecadadas por alunos.
A Casa conta ainda com uma sala de aulas teóricas com recurso multimídia e uma pequena biblioteca de livros técnicos de artes. Lá acontecem aulas teóricas dos cursos livres, além dos cursos de capacitação profissional.
Ainda é possível desfrutar da deliciosa Cozinha Mágica da Casa, a cantina onde são servidas diversas guloseimas, cafés, sucos, sanduíches e bolos. É o ponto de confraternização da galera. E antes dos espetáculos sempre tem algum prato diferente!
Conheça a Casa das Artes do Tibagi, a casa mais querida da cidade.